quinta-feira, 26 de abril de 2012


 Dom Bosco Educador


"Amo meus alunos e meus alunos me amam" - Dom Bosco

João Melchior Bosco (Castelnuovo d'Asti, 16 de agosto de 1815Turim, 31 de janeiro de 1888) foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e canonizado em 1934. É popularmente conhecido como Dom Bosco. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.

João Melchior Bosco foi padre católico apostólico romano, educador, desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica.

É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foi canonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.


Dom Bosco foi um pedagogo, não um pedagogista. Isto define também seu Sistema Preventivo. Mais que um tratado de pedagogia, é uma verdadeira obra dearte educativa. Como sistema, representa um conjunto coerente e unitário deteoria e práticas educativas fundamentadas em crenças e valores específicos. Como arte, representa dinamismo, criatividade, sensibilidade, atualidade, recriação constanteda vida, toque pessoal e busca de harmonia.

Um mestre salesiano, P. Luiz Zver, escreveu certa vez que:

“Dom Bosco é universal e que o Sistema Preventivo é perene... não é um castelo erguido sobre um rochedo alcantilado, mas uma cidade que livremente se expande em planície aberta. É que a pedagogia de Dom Bosco não é um acervo de técnicas, mas um sistema de valores”.

Esta imagem da cidade é simbólica e paradigmática na modernidade. Dá também o sentido de dinamismo, de progresso, de transformação. Por isso:

“na mente de Dom Bosco e na tradição salesiana, o Sistema Preventivo tende sempre mais a identificar-se com o espírito salesiano: é, ao mesmo tempo, pedagogia, pastoral,espiritualidade, que associam numa única experiência dinâmica, educadores (como indivíduos e como comunidade) e destinatários, conteúdos e métodos, com atitudes e comportamento nitidamente caracterizados” (CG21,96).

Mas é preciso entender a espiritualidade sem preconceito religioso e dentro de uma nova antropologia. Espiritualidade não contrapõe espírito ao corpo, pelo contrário, integra-os a serviço da vida. O Sistema Preventivo como espiritualidadeé como um referencial holístico que inspira o processo educativo em todas assuas dimensões.


A proposta educativa de Dom Bosco, fundamentada na Razão, na Religião e na Amorevolezza, dá origem a um programa formativo em torno de três núcleos interdependentes, que respondem às necessidades estruturais e de relações dos jovens, nas diversas dimensões de sua vida (os três “S”):

Saúde: refere-se à dimensão corporal-afetiva. É sinônimo de vida, alegria de viver.
• Sabedoria: está na dimensão sócio-cultural: a compreensão da vida, o situar-se no tempo e no espaço, capacitar-se para a autonomia, e saber viver.
• Santidade: diz respeito à dimensão religiosa. O sentido da vida, o por quê e o para quê viver, o compromisso.

Com base nestes núcleos Dom Bosco resumia o empenho do jovem pela vida no seguinte programa:

• Alegria: curtir a vida em tudo o que oferece de bom e de belo. É expressão de saúde corporal, de realização afetiva, de otimismo, de valorização cristã da vida. O espaço simbólico de vivência da alegria é o pátio, que representa o lúdico, a festa (lazer, esporte, ginástica, excursão, teatro, música e canto,
toda criatividade...)
• Estudo e trabalho: arregaçar as mangas e partir para a luta!. Estudo e trabalho indicam a atitude de empenho e compromisso diante da vida: capacitar-se profissionalmente para a auto-sustentação e inserir-se ativamente na sociedade através do trabalho; exercer o apostolado; descobrir “a verdadeira riqueza da vida”. A vida não pode ser improvisada, deve ser programada, assumida com seriedade e responsabilidade. O espaço simbólico deste empenho é a “oficina” (seja ela de profissão ou de arte,’ de atividade agrícola,
escolar, ou de grupo).
• Piedade: acolher a vida como dom de Deus. Ele é também esperança de vida eterna. A piedade expressa a dimensão religiosa da vida, o sentido mais profundo e unificador da pessoa. Inspira e motiva todas as dimensões.É a espiritualidade. O espaço simbólico da piedade é a “capela” (espaço da experiência de Deus, que inclui as celebrações, as práticas religiosas, devocionais, catequéticas, vivência comunitária e apostólica).


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