domingo, 22 de abril de 2012



 UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Nivel de alfabetização pelo planeta inteiro: veja as desigualdades do sistema de ensino em cada região do mundo, ampliando a imagem.

A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

Legislação brasileira

No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

PDE – Plano de desenvolvimento da Educação

A principal meta do PDE é uma educação básica de qualidade, para isso deve-se investir na educação profissional e na educação superior. Para isso se tornar realidade deve acontecer o envolvimento de todos: pais, alunos, professores e gestores, em busca da permanência do aluno na escola. Com o PDE o Ministério da Educação pretende mostrar tudo o que se passa dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. As iniciativas do MEC devem chegar a sala de aula para beneficiar a criança para atingir a qualidade que se deseja para a educação brasileira.

O PDE foi editado pelo Governo Federal, por premissas à visão sistêmica da educação, a sustentação da qualidade do ensino e a prioridade a educação básica.

Níveis de ensino

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a educação no Brasil se divide em:
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino Técnico
  • Ensino Superior/Tecnólogo
  • Pós-Graduação/ Especialização
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-Doutorado

Quadro comparativo dos sistemas de ensino de vários países
Sistemas de ensino primário e secundário
Idade
3 anos
4 anos
5 anos
6 anos
7 anos
8 anos
9 anos
10 anos
11 anos
12 anos
13 anos
14 anos
15 anos
16 anos
17 anos
18 anos
Bélgica
Maternelle
1ère à 6ème primaire
1ère à 6ème secondaire

Brasil
Berçário/Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino médio

França
Maternelle
École élémentaire
Collège
Lycée

Irlanda

Prescool
Primary school
junior cycle

senior cycle

Canadá
Pré-mat.
Mat.
École primaire
Secondaire 1 a 5
Cégep
Suíça

Maternelle
École primaire
Secondaire I
Secondaire II

EUA
Preschool
Grammar school
Middle school
High school

Portugal
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
2.º ciclo do ensino básico
3.º ciclo do ensino básico
Ensino secundário

Cabo Verde
Pré-escolar
Básico integrado (1ª,2ª,3ª fase)
Secundário (1º,2º,3º ciclo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário